terça-feira, 9 de setembro de 2008

REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA


Costumamos dizer que tudo que é novo assusta e essa máxima reflete a verdade quando se refere à relação computador X educação. Em pleno século XXI, século no qual alguns visionários previam que máquinas nos tele transportaríamos entre um espaço e outro, o que vemos é a desconfiança e o medo em relação ao uso da máquina como meio de educar.
A desconfiança demonstrada pelos professores deve-se em grande parte à falta de oportunidade e de meios de acesso à revolução digital que vem ocorrendo; seja pela baixa remuneração, desconhecimento ou resistência, os professores foram ficando cada vez mais afastados das tecnologias.
Não conhecer, não saber – torna-nos incapazes de perceber as possibilidades existentes no manuseio do computador.
Segundo José Manuel Moran, e seu texto “ Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?” (http://www.eca.usp.br/prof/moran/controladora.htm) independente da utilização do computador ou não, o que é indispensável é saber O QUE se quer ensinar, se o professor vai valorizar o conteúdo apenas, a prática ou vai se preocupar em formar integralmente o educando, possibilitando seu desenvolvimento integral, seus valores; valores que são inerentes ao ser humano e que, independente do uso da máquina precisam fazer parte do processo educacional.
A utilização das mídias na educação mostra-se um recurso muito prático pois aproxima o professor da realidade dos jovens hoje, a internet, o msn, os blogs são ferramentas que permitem ao professor participar desse universo tecnológico que cerca os alunos. Entretanto, isso implica em responsabilidades que nem sempre o educador parece disposto a assumir pois precisa estar disponível, planejar de maneira a não deixar falhas nem dúvidas e, muitas vezes, o educador parece não estar disposto a fazer esse tipo de trabalho.
As mudanças implicam desacomodação e estudo e essas mudanças tendem a ser assustadora para quem está acostumado a fazer sempre a mesma coisa por isso a resistência em experimentar.

Nenhum comentário: