terça-feira, 9 de setembro de 2008



A dificuldade não está em criar novas idéias, mas em abandonar as antigas.”

John Keynes


Na fábula dos Três Porquinhos, o Lobo Mau vê seus esforços recompensados pela ignorância e ingenuidade de dois dos porquinhos que, ao verem um problema pensam ignorá-lo, simplesmente fechando a porta de suas casas, sem ao menos terem conhecimento do que vão enfrentar. Somente o terceiro porco, Heitor, vendo o insucesso dos planos de seus irmãos traça uma estratégia: planeja sua casa, com estrutura forte , material resistente, com uma logística para possibilitar enfrentar períodos longos de dificuldades variadas.

Esta historinha infantil mostra a capacidade de desenvolver o que se deseja por necessidade ou pelo simples desejo de “fazer algo”.

Para criar o WWW – a rede mundial – Tom Benners-Lee enfrentou os mais variados problemas pois a incompatibilidade entre as máquinas tornava a idéia de criar uma rede mundial praticamente uma utopia; o descrédito e a desconfiança de todos quase inviabilizou seu projeto , entretanto, a necessidade fez com que o trabalho + tempo+criatividade= Invenção.

Aquilo que começou com fins militares transformou-se na maior revolução tecnológica, algo totalmente sem precedentes. Seguindo a porta aberta por Tom, outros desenvolveram a adaptabilidade através dos satélites criando mecanismos com que as informações enviadas pudessem ser seguras aos que as recebessem.

A internet tornou possível a comunicação instantânea, a informação instantânea, o sucesso instantâneo e aí, as “celebridades instantâneas” - pessoas que por um minuto de fama usaram a internet como veículo de divulgação e/ou difamação ; vidas e carreiras são feitas e destruídas em poucos instantes, dependendo da veiculação de sua imagem a um site ou canal.

Falar sem “ver” - sem precisar provar – afirmar sem comprovar - “a velha fofoca” toma proporções desastrosas na net; a “livre expressão” chega ao abuso e, muitas vezes, ao crime.

Manipular informações infelizmente não é novidade, mas em um mundo onde tudo é tão veloz, os danos ocorrem de forma rápida e destrutiva.

Ao expandir-se , a net tornou-se um filão a ser explorado e muitas pessoas criativas, com uma boa idéia procuraram investidores e ao criarem sites, mecanismos de busca e novas opções de software e hardware tornaram-se ricos.

Hoje, após todos esses anos vemos que o caminho é a internet, apenas o curso deve ser ajustado: se criar sites parece ter-se tornado uma idéia esgotada, escrever sobre a web, dar dicas, criar programas, inventar novidades nem sempre úteis mas divertidas que facilitem a vida do internauta parece ser a nova mina de ouro.

Seja como for, aquela velha idéia de Tom Berners-Lee, de que uma boa idéia e alguém que acredite nela ainda é o caminho para ganhar o mundo, seja ele real ou virtual.

Parafraseando George Bernard Shaw:

Você vê coisas e diz:por quê?

Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: por que não?”


Nenhum comentário: