terça-feira, 16 de setembro de 2008


Podemos curar qualquer mal com dois remédios: o Tempo e o Silêncio.

Características dos Blogs

Os blogs são uma ferramenta muito importante hoje em dia, pois por meio deles podemos nos expressar e tornar públicas nossas idéias na web.Funcionam como se fossem uma espécie de diário e podem ser de várias formas. Uns usam os blogs para falarem de coisas pessoais, outros como uma maneira de falarem sobre suas preferências. Também podem ser usados para passar informações, comercializar produtos ou voltados para a informática.

terça-feira, 9 de setembro de 2008



A dificuldade não está em criar novas idéias, mas em abandonar as antigas.”

John Keynes


Na fábula dos Três Porquinhos, o Lobo Mau vê seus esforços recompensados pela ignorância e ingenuidade de dois dos porquinhos que, ao verem um problema pensam ignorá-lo, simplesmente fechando a porta de suas casas, sem ao menos terem conhecimento do que vão enfrentar. Somente o terceiro porco, Heitor, vendo o insucesso dos planos de seus irmãos traça uma estratégia: planeja sua casa, com estrutura forte , material resistente, com uma logística para possibilitar enfrentar períodos longos de dificuldades variadas.

Esta historinha infantil mostra a capacidade de desenvolver o que se deseja por necessidade ou pelo simples desejo de “fazer algo”.

Para criar o WWW – a rede mundial – Tom Benners-Lee enfrentou os mais variados problemas pois a incompatibilidade entre as máquinas tornava a idéia de criar uma rede mundial praticamente uma utopia; o descrédito e a desconfiança de todos quase inviabilizou seu projeto , entretanto, a necessidade fez com que o trabalho + tempo+criatividade= Invenção.

Aquilo que começou com fins militares transformou-se na maior revolução tecnológica, algo totalmente sem precedentes. Seguindo a porta aberta por Tom, outros desenvolveram a adaptabilidade através dos satélites criando mecanismos com que as informações enviadas pudessem ser seguras aos que as recebessem.

A internet tornou possível a comunicação instantânea, a informação instantânea, o sucesso instantâneo e aí, as “celebridades instantâneas” - pessoas que por um minuto de fama usaram a internet como veículo de divulgação e/ou difamação ; vidas e carreiras são feitas e destruídas em poucos instantes, dependendo da veiculação de sua imagem a um site ou canal.

Falar sem “ver” - sem precisar provar – afirmar sem comprovar - “a velha fofoca” toma proporções desastrosas na net; a “livre expressão” chega ao abuso e, muitas vezes, ao crime.

Manipular informações infelizmente não é novidade, mas em um mundo onde tudo é tão veloz, os danos ocorrem de forma rápida e destrutiva.

Ao expandir-se , a net tornou-se um filão a ser explorado e muitas pessoas criativas, com uma boa idéia procuraram investidores e ao criarem sites, mecanismos de busca e novas opções de software e hardware tornaram-se ricos.

Hoje, após todos esses anos vemos que o caminho é a internet, apenas o curso deve ser ajustado: se criar sites parece ter-se tornado uma idéia esgotada, escrever sobre a web, dar dicas, criar programas, inventar novidades nem sempre úteis mas divertidas que facilitem a vida do internauta parece ser a nova mina de ouro.

Seja como for, aquela velha idéia de Tom Berners-Lee, de que uma boa idéia e alguém que acredite nela ainda é o caminho para ganhar o mundo, seja ele real ou virtual.

Parafraseando George Bernard Shaw:

Você vê coisas e diz:por quê?

Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: por que não?”


REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA


Costumamos dizer que tudo que é novo assusta e essa máxima reflete a verdade quando se refere à relação computador X educação. Em pleno século XXI, século no qual alguns visionários previam que máquinas nos tele transportaríamos entre um espaço e outro, o que vemos é a desconfiança e o medo em relação ao uso da máquina como meio de educar.
A desconfiança demonstrada pelos professores deve-se em grande parte à falta de oportunidade e de meios de acesso à revolução digital que vem ocorrendo; seja pela baixa remuneração, desconhecimento ou resistência, os professores foram ficando cada vez mais afastados das tecnologias.
Não conhecer, não saber – torna-nos incapazes de perceber as possibilidades existentes no manuseio do computador.
Segundo José Manuel Moran, e seu texto “ Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?” (http://www.eca.usp.br/prof/moran/controladora.htm) independente da utilização do computador ou não, o que é indispensável é saber O QUE se quer ensinar, se o professor vai valorizar o conteúdo apenas, a prática ou vai se preocupar em formar integralmente o educando, possibilitando seu desenvolvimento integral, seus valores; valores que são inerentes ao ser humano e que, independente do uso da máquina precisam fazer parte do processo educacional.
A utilização das mídias na educação mostra-se um recurso muito prático pois aproxima o professor da realidade dos jovens hoje, a internet, o msn, os blogs são ferramentas que permitem ao professor participar desse universo tecnológico que cerca os alunos. Entretanto, isso implica em responsabilidades que nem sempre o educador parece disposto a assumir pois precisa estar disponível, planejar de maneira a não deixar falhas nem dúvidas e, muitas vezes, o educador parece não estar disposto a fazer esse tipo de trabalho.
As mudanças implicam desacomodação e estudo e essas mudanças tendem a ser assustadora para quem está acostumado a fazer sempre a mesma coisa por isso a resistência em experimentar.

COMPUTADOR X PRÁTICA PEDAGÓGICA - vantagens e desvantagens

Questão proposta pelo curso realizado no Instituto Estadual de Educação Profº Diehl - Quaraí - LINUX NO DIEHL -

Como o computador pode contribuir para transformar a escola, aprendizagem e prática pedagógica?

A utilização do computador na educação passa pelos aspectos positivos e negativos. De positivo nós temos o acesso prático e fácil a todas as informações, a facilidade em nos comunicarmos com pessoas e referenciais; sem dúvida percebemos que a utilização dessa mídia favorece o crescimento e enriquecimento do professor engajado num projeto novo de mudanças voltado para a atualização.
Entretanto também vemos o lado negativo que seria a dificuldade de confirmarmos, muitas vezes, as referências que encontramos. Nem todos os os professores se mostram prontos e/ou interessados em modificar suas práticas pedagógicas pois, de nada adianta ter acesso à tecnologia se não houver mudança de postura. Se faz necessária a interação, comprometimento e atitude responsável do profissional voltado para a educação.
- Nara e Teresinha -
Mais informações e questionamentos sobre este tema é encontrado no blog do curso: http://www.linuxnodiehlquarai.blogspot.com/