terça-feira, 16 de setembro de 2008
Características dos Blogs
terça-feira, 9 de setembro de 2008
“A dificuldade não está em criar novas idéias, mas em abandonar as antigas.”
John Keynes
Na fábula dos Três Porquinhos, o Lobo Mau vê seus esforços recompensados pela ignorância e ingenuidade de dois dos porquinhos que, ao verem um problema pensam ignorá-lo, simplesmente fechando a porta de suas casas, sem ao menos terem conhecimento do que vão enfrentar. Somente o terceiro porco, Heitor, vendo o insucesso dos planos de seus irmãos traça uma estratégia: planeja sua casa, com estrutura forte , material resistente, com uma logística para possibilitar enfrentar períodos longos de dificuldades variadas.
Esta historinha infantil mostra a capacidade de desenvolver o que se deseja por necessidade ou pelo simples desejo de “fazer algo”.
Para criar o WWW – a rede mundial – Tom Benners-Lee enfrentou os mais variados problemas pois a incompatibilidade entre as máquinas tornava a idéia de criar uma rede mundial praticamente uma utopia; o descrédito e a desconfiança de todos quase inviabilizou seu projeto , entretanto, a necessidade fez com que o trabalho + tempo+criatividade= Invenção.
Aquilo que começou com fins militares transformou-se na maior revolução tecnológica, algo totalmente sem precedentes. Seguindo a porta aberta por Tom, outros desenvolveram a adaptabilidade através dos satélites criando mecanismos com que as informações enviadas pudessem ser seguras aos que as recebessem.
A internet tornou possível a comunicação instantânea, a informação instantânea, o sucesso instantâneo e aí, as “celebridades instantâneas” - pessoas que por um minuto de fama usaram a internet como veículo de divulgação e/ou difamação ; vidas e carreiras são feitas e destruídas em poucos instantes, dependendo da veiculação de sua imagem a um site ou canal.
Falar sem “ver” - sem precisar provar – afirmar sem comprovar - “a velha fofoca” toma proporções desastrosas na net; a “livre expressão” chega ao abuso e, muitas vezes, ao crime.
Manipular informações infelizmente não é novidade, mas em um mundo onde tudo é tão veloz, os danos ocorrem de forma rápida e destrutiva.
Ao expandir-se , a net tornou-se um filão a ser explorado e muitas pessoas criativas, com uma boa idéia procuraram investidores e ao criarem sites, mecanismos de busca e novas opções de software e hardware tornaram-se ricos.
Hoje, após todos esses anos vemos que o caminho é a internet, apenas o curso deve ser ajustado: se criar sites parece ter-se tornado uma idéia esgotada, escrever sobre a web, dar dicas, criar programas, inventar novidades nem sempre úteis mas divertidas que facilitem a vida do internauta parece ser a nova mina de ouro.
Seja como for, aquela velha idéia de Tom Berners-Lee, de que uma boa idéia e alguém que acredite nela ainda é o caminho para ganhar o mundo, seja ele real ou virtual.
Parafraseando George Bernard Shaw:
“Você vê coisas e diz:por quê?
Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: por que não?”
REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA
Costumamos dizer que tudo que é novo assusta e essa máxima reflete a verdade quando se refere à relação computador X educação. Em pleno século XXI, século no qual alguns visionários previam que máquinas nos tele transportaríamos entre um espaço e outro, o que vemos é a desconfiança e o medo em relação ao uso da máquina como meio de educar.
A desconfiança demonstrada pelos professores deve-se em grande parte à falta de oportunidade e de meios de acesso à revolução digital que vem ocorrendo; seja pela baixa remuneração, desconhecimento ou resistência, os professores foram ficando cada vez mais afastados das tecnologias.
Não conhecer, não saber – torna-nos incapazes de perceber as possibilidades existentes no manuseio do computador.
Segundo José Manuel Moran, e seu texto “ Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?” (http://www.eca.usp.br/prof/moran/controladora.htm) independente da utilização do computador ou não, o que é indispensável é saber O QUE se quer ensinar, se o professor vai valorizar o conteúdo apenas, a prática ou vai se preocupar em formar integralmente o educando, possibilitando seu desenvolvimento integral, seus valores; valores que são inerentes ao ser humano e que, independente do uso da máquina precisam fazer parte do processo educacional.
A utilização das mídias na educação mostra-se um recurso muito prático pois aproxima o professor da realidade dos jovens hoje, a internet, o msn, os blogs são ferramentas que permitem ao professor participar desse universo tecnológico que cerca os alunos. Entretanto, isso implica em responsabilidades que nem sempre o educador parece disposto a assumir pois precisa estar disponível, planejar de maneira a não deixar falhas nem dúvidas e, muitas vezes, o educador parece não estar disposto a fazer esse tipo de trabalho.
As mudanças implicam desacomodação e estudo e essas mudanças tendem a ser assustadora para quem está acostumado a fazer sempre a mesma coisa por isso a resistência em experimentar.
COMPUTADOR X PRÁTICA PEDAGÓGICA - vantagens e desvantagens
Como o computador pode contribuir para transformar a escola, aprendizagem e prática pedagógica?
- Nara e Teresinha -
Mais informações e questionamentos sobre este tema é encontrado no blog do curso: http://www.linuxnodiehlquarai.blogspot.com/

